quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

É preciso ter fé na Democracia

Olá gente moderna cheia de saúde e problemas financeiros. Depois de falar sobre dois temas pouco simpáticos, vou agora escrever-vos cenas que são exclusivamente para as pessoas que se sentiram um tanto ou quanto enfastiadas, com os temas anteriores mas que também podem ser lidos pelas pessoas (Doentes) que gostaram dos temas do pum, cueca na gaveta e burriés.

Acho que mal ou bem todos nós sabemos o que é uma democracia, para os mais olvidados da vida, costuma dizer-se, é o governo “do povo, pelo povo e para o povo”. Governo para o povo quer dizer que o governo existe em proveito dos seus cidadãos, não para benefício dos governantes. Os governos democráticos governam “no interesse dos governados”. Hahahaha, que engraçado não é? Ah desculpem não teve piada, mas a sério eu acho que isto é mesmo a definição de democracia. Em Portugal é um pouco diferente, porque somos muito à frente.

Pois eu acho que em Portugal, não vivemos bem em democracia, porque na minha fraca perspectiva sobre estes assuntos, na democracia não deve haver lugar a tecnocratas (e atenção, que acho que devem e podem existir tecnocratas envolvidos, mas numa perspetiva de dar apoio ao governo na tomada de decisões).

A Grécia através do Papademos levou a democracia grega à ruina, e atenção que foram os gajos que a inventaram à muito tempo atrás. Isto porque para um homem poder governar, tem de ter uma característica intrínseca dentro dele, que é sensibilidade, não quero com isto dizer que o Papademos tivesse de dormir com todos os gregos ou vestir um fatinho cor de rosa e ouvir Lady Gaga num bar gay. É que um tecnocrata não é humano, é todo mecanizado e pensa que fazer as contas chega para chegar a uma resolução de problemas.

Pois estou convicto que Portugal vai no mesmo caminho, Vitor Gaspar, faz as contas e diz que temos de apertar o cinto, isto é cortar na nossa despesa, aumentando os descontos IRS, aumentando as rendas e vá aumentando os impostos em tudo. É que o gajo não tem a mínima sensibilidade para perceber, que a maquina de calcular só faz as contas, a maquina não diz: - Vitinho, pelas minhas contas se aumentares o IVA para 50% fica tudo resolvido, mas olha que as pessoas não aguentam não comer para pagar impostos.


O tipo não tem noção porque é muito mecanizado, o gajo não chora, não come, não bebe, não faz pupu nem pipi e acha que todos somos como ele, nós choramos um rio, que qualquer dia vai desaguar no mesmo sitio que o rio de lágrimas dos gregos.

Posto isto está justificado, que a Tecnocracia não combina com democracia, e Teologia muito menos. A Assunção Cristas, face à falta de chuva diz ter fé que Deus mande uma chuvinha para resolver os nossos problemas agrícolas. Só faltava mais esta, este Governo, de uma forma generalizada dá as soluções mais estúpidas que podem existir, um diz que a solução é emigrar e deixar de ser piegas, outro diz que a solução é exportar pasteis de nata, e esta besta agora vem para ai dizer que tem fé que chova, daqui a nada faz um apelo para sairmos todos nus à rua para em conjunto fazermos a dança da chuva. Eu não sei, mas de certeza que existem mecanismos e processos de contingência que podem ser ativados perante uma situação de seca, não sei digo eu.

Mas pronto não podemos levar tudo à letra não é? Mas acho que vou deixar de trabalhar, tenho fé que me saia o euromilhões.

Por falar em água e como isto está tudo tão bem encaminhado para o sucesso não é que o Conselho de Administração da Assembleia da República se deu ao trabalho de concentrar as suas atenções para se manifestar, contra a introdução da água da torneira nas reuniões parlamentares, argumentando que o seu custo é quase 30 vezes superior ao da água engarrafada.

Não sei se isto é verdade, mas fora o facto de eles saberem exatamente qual o peso da EPAL nas nossas vidas, se querem poupar deviam trazes uma garrafinha de água de casa ou investir dinheiro num poço. Antes de entrar na assembleia bebe aguinha em casa, faz xixi e cocó e depois é que vai trabalhar está bem?

Querem poupar? Façam como o Seguro, mandem bitaites via facebook. É mais rápido, fácil, não implica deslocação à Assembleia, não bebem água de lá, não usam a luz nem os WC. Fantástico!

Sem comentários:

Enviar um comentário