quarta-feira, 12 de outubro de 2011

(Des)Incentivos que dissimulam a nossa gente...

       Hoje é um bom dia para falar de incentivos. A definição da palavra incentivo segundo o dicionário da língua portuguesa online, que podem consultar em http://www.priberam.pt/ é:

1. Incitamento; estímulo.
adj.
2. Que incita ou estimula.

Na vida em geral, perante a necessidade de despertar interesse ou ação de um individuo é através de incentivos que são criadas as condições necessárias para que exista uma ação.

Podem existir incentivos para a criação do bem e para a maldade. Por exemplo, a minha Avó em tempos áureos, quando eu era um jovem audaz incentivou-me a ir à catequese e ser um bom menino, assim, quando fosse desta para melhor poderia frequentar o céu, e olhem que ir para o céu é fixe! Isto é um incentivo par ao bem. Já nos tempos de “teenager” fui incentivado a troco de glória juvenil a partir os vidros da sala de aulas de Educação visual. Claro está que este incentivo é para a maldade.
Num contexto mais “crescido”, já consigo dominar quais os incentivos que pretendo seguir, aproveitando claro está aqueles que acrescentam valor à minha pacata vida.

Colocando isto em frase corrida e simples e aplicando às nossas vidas, sempre que existe necessidade que determinada pessoa dê o passo em frente, cria-se um incentivo para que essa pessoa ganhe a coragem de o fazer. Para obviar a coisa, o incentivo é bom para nos ajudar a concretizar as nossas metas.

É isto que eu penso de incentivos, mas estou um pouco confuso, por exemplo a troika sugere uma reforma para o mercado imobiliário no sentido de facilitar o arrendamento e reduzir o recurso ao crédito.

Como foi sugestão da troika e não uma ordem o Estado, como é composto por uma panóplia de seres sábios e inteligíveis, decidiram incentivar o arredamento com um aumento do valor da renda em 3,19% (no próximo ano), que corresponde ao maior aumento dos últimos 5 anos, e agora chutam para o ar uma que os contratos de compra e de arrendamento já celebrados, as deduções no IRS não acabam já mas serão muito limitadas (Noticia do Expresso, medida ainda por aprovar em conselho de ministros).
Será que o nosso governo sabe o que significa incentivar? palavras muito ou pouco sapientes, ensinem o nosso Governo a descobrir o que é o incentivo e tirem o país da cepa torta!

Das poucas palavras de apreço que os portugueses ouviram desde que se instalou a crise, resultou este tipo de incentivos? Thanks, but no thanks! Talvez a leitura deste e outros blogs cheios de palavras sapientes, ensinem o nosso Governo o que são realmente incentivos...

Saudações!

Sem comentários:

Enviar um comentário