terça-feira, 11 de outubro de 2011

Os bichinhos da segurança social

Todos os dias acordo as 6:40 da manhã para poder pegar no trabalho as 8 em ponto! Ás 8 em ponto chego ao edifício onde trabalho mesmo ao lado da segurança social e vejo uma fila interminável de pessoas.

Vê-se  todo o tipo de pessoas, de vários tipos e feitios, questiono-me seriamente se a maior parte destas pessoas também se levantaria tão cedo para trabalhar? será que se resignaram ao subsidio? procuraram emprego?Gostava de ser mosca para seguir a vida destas pessoas...

Claro está quem devem existir pessoas que não tem destreza física e mental para (re)iniciar uma atividade laboral, mas até agora o que fez o Estado para apurar a necessidade real destas pessoas?

Acredito que muitas destas pessoas tem rendimentos iguais ou superiores ao ordenado mínimo, e se calhar até tem outros apoios do Estado acumulados, como abonos de família, casa oferecida e aquelas novas taxas sociais, por exemplo na EDP. Não acho justo existir pessoas a trabalhar e com menores condições de vida que estes "pedintes".

Entre cortes na despesa e aumentos de impostos, uma das melhores medidas do Estado seria colocar estas pessoas a trabalhar! Nem que seja trabalho comunitário (limpeza das florestas no verão), já que recebem podem sempre justificar o seu rendimento para além de fazerem nenhum!


Infelizmente em Portugal, ser Português é colocar uma bandeira à janela quando joga a seleção. Como povo que paga impostos e desconta para a segurança social, tenho pena que não tenham vontade de mobilizar o país para tirar a segurança social do escuro e de forma clarividente esclarecer como é que determinados contribuintes são elegíveis à receção destes subsídios.

Claro está que esta conversa tem pano para mangas. E os funcionários da segurança social? até que ponto são rigorosos? ...

Eu e a mulher mulher cá continuaremos na labuta para vencer os desafios do dia a dia, pagar contas e outras despesas que qualquer casa dá, alguém tem de levar o país para frente não é?



Sem comentários:

Enviar um comentário