terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Não ser mas parecer…


Estou um bocado farto disto termos de andar todos preocupadinhos em passar uma boa imagem lá fora (mercados). Quando vou ao Mercado da Ribeira vou de fato de treino, despenteado e ainda com remelas matinais, neste mercado ninguém me ostraciza nem perde a confiança em mim por causa disso,  e alias, o Paulo portas quando vais aos mercados vai da calça de ganga e camisa aberta e os Mercados não se queixam, ainda o beijam com fervor e alegria (mas se calhar não é bom exemplo porque ele gosta de branquear os dentes e de bronzear a pele, mas acho que não por parecer bem, acho que é mesmo porque ele é Metrosexual).

Para pessoas como eu, que vivem sob premissa “estou-me a cagar para o que os outros pensam”, onde para ser eu, não tenho de falar ou vestir determinada roupa para agradar a gregos e troianos e parecer bem. Quando era puto, a minha avó arrastava-me para a missa, tinha de ir todo bonito, porque é importante que as pessoas nos posicionem num STATUS social ao qual não pertencemos. Podia andar todo nu que ninguém tem nada a ver com isso, desde que me sinta bem e nem falhe com as minhas responsabilidades e deveres, de que me vale mostrar aquilo que na realidade não sou?

Faz de conta que Portugal é uma pessoa singular e os mercados todas as outras do mundo, daquelas normais, que nos vêem na rua e nos julgam “olha o penteado daquele maluco”. Mas nós somos um País ou somos um Fantoche? Andamos aqui a lutar contra mouros e a conquistar terras por esse mundo fora e agora andamos aqui de pantufas, a cumprir protocolos reais e a beber chá sem levantar o dedo mendinho, só para que nos vejam com bons olhos e não mandamos ninguém apanhar na real nalga porque parece mal...Pois claro, que com isto andamos todos aqui a parecer ao invés de ser e a brincar aos Governos e Governados.

O pior disto é que eu não sou do Governo (mas se calhar deveria ser), porque senão não andava ai agarrado pelos tintins a tentar proteger o STATUS que não possuímos e a dizer coisas que toda a gente sabe. Como por exemplo o SR Álvaro, o gajo vira-se e diz "Acordo vai bem mais além do que estava estipulado pela troika" a sério? Ai é? Para já essa matéria nunca tinha sido abordada por quase toda a gente... (lá está quer parecer bem e que trabalha e tudo...) e para quê? para quê um passo maior que a perna? Ah é para ficarmos bem vistos lá fora… querem ser bem vistos lá fora, comprem uma camisa de cetim e um fio de ouro e emigrem para a Suíça! O pai da fanny arranja-vos emprego e se for preciso vem à TVI defender a vossa honra!

Vocês é que sabem se querem andar de dentes branqueados, com um bronze artificial e com a camisa aberta só para os mercados gostarem mais de vocês, eu cá fico-me pelo fato de treino.

3 comentários:

  1. Eu sou o verdadeiro "STATUS Men"...Mas do povo! :) Dos que não se preocupa em agradar a terceiros, sou daqueles à "antiga"...Corro atrás da minha felicidade, sempre a pensar no meu bem estar!
    Cago bem alto para quem me olha de lado e pensa "olha ali mais um "rato" da nossa sociedade"...Posso ser um rato, mas não dou a "rata".
    Corri descalço, em tronco nu...tonho ranhoso e despenteado...MAS FUI FELIZ! Mantenho essa felicidade e essa alegria de viver. Faz de mim o que sou...FELIZ!

    ResponderEliminar