segunda-feira, 4 de junho de 2012

Eu Sou Por Portugal, às vezes…


Olá gente da minha terra,  e para a gente que não é da minha terra, olá também. Então e esse fim de semana? Foram ao rock in rio com um bilhete oferecido?, ou, ficaram por casa a ver o jogo da seleção nacional? Aposto que ficaram em casa e aproveitaram para fazer croché ou lindos bordados, para depois os venderem a pessoas que tem pena da vossa falta de talento, e compram só por comprar, para depois guardarem a porcaria dos paninhos na gaveta mais refundida que tem lá por casa.

Relativamente à seleção, apesar de terem perdido o jogo com o Turquia acho que jogaram bem melhor do que o habitual. Temos é falta de concretização,não é Hugo Almeida?? Mas é mais do que natural, isto de não concretizar é mesmo um “fado” característico dos  portugueses, sabemos como vencer, temos conhecimentos, astucia e tudo, mas nunca materializamos.



Confesso que me irritam estas “fases” temporárias e repentinas de amor à pátria. Na minha opinião, e vale o que vale, trata-se de um falso nacionalismo. A frase “Eu Sou Por Portugal”, está muito na berra, mas o tramado é que só são por Portugal quando joga a seleção! Então e nos intervalos em que não existem mundiais ou europeus? Hum? Também são por Portugal?

Vai na volta é por isso que o país está na penúria … Quer dizer, quando jogam à bola, é bandeiras à janela, andam com a camisola da seleção nacional vestida, fazem musicas, corridas, marchas, passeios, etc… no entanto, nos últimos tempos registamos sempre taxas de abstenção (em qualquer tipo de eleições) com dimensões bíblicas... E durante todo o tempo em que a seleção não joga, não existem estas necessárias demonstrações de amor e carinho por Portugal.

Fico triste que esta união que existe em torno de uma equipa de futebol, que usa a nossa bandeira ao peito, ou melhor o simbolo da FPF, não exista também para tudo o resto que esteja relacionado com Portugal, e tudo o resto, é o que é, realmente importante.

A seleção até pode ganhar o Euro, e depois? Vamos manter o Patriotismo em alta? Vamos formular formosas ideias inovadoras que vão catapultar Portugal para o topo? Vamos continuar a lutar diariamente pelo restabelecimento da glória de Portugal?

A culpa até pode não ser nossa, mas acho que estamos com as prioridades trocadas amigos… ai acho, acho.. E já agora, "11 por todos e todos por 11", soa-me a um encontro leviano, muita gente não, fica com muito molho e eu não gosto muito, dá-me azia...

Sem comentários:

Enviar um comentário