sexta-feira, 6 de julho de 2012

Planeado ou mal pensado? hum!?


Olá pessoas da minha terra, que hoje já devem ter desejado que o Primeiro Ministro caísse de uma cadeira abaixo, não para falecer, mas sim para fazer um grande doi-doi. Este desejo (que creio ser geral), deve-se à seguinte noticia: Passos admite alargar cortes de subsídios ao privado @ Publico:

“O Tribunal Constitucional (TC) declarou a inconstitucionalidade dos cortes, por violar o “princípio da igualdade”, mas determina que “os efeitos desta declaração” não se aplicam à suspensão deste ano.”
“Questionado por jornalistas à entrada para um musical, em Lisboa, Pedro Passos Coelho afirmou que Governo vai apresentar o próximo Orçamento do Estado, para 2013, de acordo com a decisão do TC.”

Não sei o que é pior, se é o facto do Primeiro ministro ir a Musicais, ou ter agido incorretamente à luz da constituição da republica no que concerne aos cortes de subsídios do sector Publico.  

“Teremos de encontrar uma medida que seja em termos orçamentais equivalente a esta e não pode deixar de respeitar esta orientação, de ser alargada a outros portugueses, que não sejam apenas funcionários públicos e pensionistas”. E questionado sobre se a suspensão poderá ser estendida aos privados, afirmou: “Não pode deixar de ser assim, nos termos da decisão” do tribunal. Mas acrescentou: “Não vou em cima do joelho dizer a medida que vai ser adoptada”.

Para quem não entendeu, vai possivelmente existir aqui uma grande mudança, é claramente um plano bem pensado, basicamente onde se lê no Orçamento Estado “corte dos 13º e 14º mês para o sector Publico (…)”, passará a ler-se “corte dos 13º e 14º mês para o sector Publico e Privado”. Isto revela grandes inovações por parte do nosso Governo e claramente existem mentes brilhantes no Governo, sim porque tomar estas decisões com 1 ano de curso não é fácil…

E é desta forma que estes Srs pensam em aumentar a Receita e diminuir a Despesa. Mas entretanto para garantir que o barco chega a bom porto, vão ter de fazer mais umas dezenas de “ricas” nomeações de pessoas de confiança (Primos, amigos, etc) para juntos encontrarem uma solução. Enquanto isso é a conversa do costume, o Povo é que paga a crise.

Com isto tudo concluo que o Passos Coelho ou é Burro, ou é um Chico Esperto.

Burro porque, não soube identificar e implementar as melhores medidas para “eliminar” a crise, e as que identificou são inconstitucionais.

Chico Esperto, porque sabia perfeitamente que as medidas aplicadas eram anticonstitucionais, pelo que mais tarde ou mais cedo poderia alargar a medida a TODOS os Portugueses, fazendo assim com que a receita aumentasse ainda mais com justificação.   

E já agora, a malta do TC não é também função publica? 

Sem comentários:

Enviar um comentário