segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Da crise, outra vez...


De todas as novas medidas de austeridade anunciadas, o aumento de 7 pontos percentuais na contribuição para a segurança social é claramente uma medida que deixa as pessoas que ganham entre o ordenado mínimo e os 1100 €, de cu atrás com o Governo. Sim, leram bem….De cu porque quem tem cu tem medo e nos tempos que correm esta o nosso traseiro pode vir a ser uma uma valiosa fonte de rendimento.

Não sou nenhum especialista em Economia ou finanças, mas para mim é simples explicar porque motivo esta medida é uma merda e dou um exemplo prático disso.

Com o aumento da contribuição para a segurança social, o meu pequeno salário irá ficar ainda mais pequeno. O pequeno fica ainda mais pequeno face às despesas básicas que qualquer família tem de suportar, dou o exemplo:

·         A minha renda irá aumentar novamente (uns 3% já para o ano), pelo que não coloco de parte a hipótese de me mudar para um t0 na graça. Eu e a minha mulher vamos ficar tão apertados, que será inevitável termos de nos roçar constantemente um no outro, claro está que com tanto roça-roça, fazer o amor será inevitável, o que não é nada mau, o único problema é que depois de fazer o amor eu fico com fome e posso muito bem não ter nada para comer;

·         A probabilidade das facturas da água, luz e gás virem a ficar mais baixas, é tão grande como o Sporting vir a ser campeão nacional esta época, pelo que a minha única e genuína esperança é que as facturas passem a ser impressas num papel mais suave, de maneiras a termos com que limpar o rabo. Em 2013 o papel higiénico será considerado um bem de luxo;

·         Os transportes que utilizo, nomeadamente o Metro de Lisboa e a Carris, já deram a conhecer, que os preço dos passes não serão reajustados à realidade financeira das famílias portuguesas;

·         Genericamente para as restantes empresas, não estou a ver que venham a contribuir com uma diminuição dos preços dos seus bens e serviços de forma a aliviar o custo de vida das famílias. E como sou um gajo fino à brava, tenho de comprar comida, a este ponto já não me sobra grande coisa do meu curto salário.

Em resumo, as famílias não vão ter dinheiro para comprar bens e serviços às empresas. As empresas mais pequenas, que não tem armas para combater as grandes vão estar tão mal face à falta de clientes que vão continuar a aumentar preços e a despedir pessoal que por sua vez não terá dinheiro para ir gastar nas outras empresas, assim o ciclo económico não se fecha e vamos todos ficar na merda.

E pronto, agora vou esfregar a cara num rolo de papel higiénico como se fosse a nossa ultima vez. 


Sem comentários:

Enviar um comentário