sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Sporting Revisited


Sim. Continuo sem inspiração. Não obstante existirem por aí muitos assuntos que dão pano para mangas, não tenho tido nem tempo, nem capacidade de os retorcer por forma a criar um soberbo texto humorístico (assumindo que tenha alguma piada). Paralelamente a este assunto, continuo a sentir-me sexy, cheio de sensualidade e a transbordar de felicidade.

Como não dá para mais e o blog não se alimenta sozinho, vou falar de um caso sério. Caso sério assim à vista desarmada, só mesmo o meu Sporting Clube de Portugal. O Sporting tem sido alvo de chacota, na comunicação social, nas redes sociais, nas columbófilas, cafés e no próprio estádio José de Alvalade.

Já tive oportunidade de escrever sobre o mau momento do clube. Já tentei perceber dentro de mim de quem é a Culpa. Se dos jogadores, treinadores ou do presidente Godinho Lopes. E cheguei a uma conclusão simples, que a culpa é de todos, mas que alguns tem mais culpa que outros.

Ao assumir a presidência do Sporting, o Godinho Lopes iniciou campanha, com a promessa que este era o novo Sporting, que o Sporting de outros tempos tinha voltado. Para este novo começo, contratou o Domingos Paciência para treinador principal.

O Domingos tinha pouca experiencia como treinador, mas mesmo assim era um tipo minimamente competente, mas os resultados não chegaram. Godinho limitou-se a despedir um treinador, para contratar um grande Sportinguista, chamado Ricardo Sá Pinto. Não tenho duvidas amor incondicional que nutre pelo Sporting, mas não achei na altura e continua a achar que o Sá Pinto não reunia capacidades e experiencia para comandar uma equipa como o Sporting. É uma grande responsabilidade, pelo que havia de ser um tipo com competências comprovadas. Aqui foi o primeiro erro AMADOR de Godinho Lopes, despedir um gajo com experiencia para meter um gajo sem experiencia.

Com o Sá Pinto, as coisas começaram a descambar, toca de despedir mais um treinador e pôr o Oceano a segurar o copo enquanto o Godinho apertava os atacadores. Para mim nem chegou a ser treinador… simplesmente não conta. O Erro já estava cometido, pelo que a necessidade de emendá-lo era urgente. E o que fez o Godinho? Decidiu contratar um treinador de nome muito complicado de articular Franky Vercautren, um treinador que não conhecia a realidade do futebol Português, nem falar a língua, e tenho duvidas que o Oceano estivesse a ajudar alguma coisa. Mais uma vez o Godinho teve culpas no cartório, quando podia ter optado por um treinador Português mais competente e experiente.

O Jesualdo, é um treinador com experiencia, profundamente conhecedor do nosso campeonato, uma raposa velha com truques nas mangas e em todos os sítios que se possa encontrar. Tem experiencia com equipas com recursos limitados e é capaz de fazer mexer o ponteiro no Sporting.

Não esquecer que os jogadores, tem feito jogos muito maus. Não estão a jogar à sporting, não se vê a raça do leão, empenho, vemos sim caras tristes com medo de tocar na bola, e que quando sofrem um golo baixam literalmente os braços. A culpa é também indiretamente, do Godinho Lopes. Primeiro porque provocou grande instabilidade com a saída e entrada de novos treinadores inexperientes ou com barreiras linguísticas lógicas. Depois porque vai ao balneário dizer não sei o que aos jogadores, enfim… 

Posto isto, todos os caminhos do Sporting vão dar a Godinho Lopes. Os caminhos que tem seguido não são nada bons, por isso o Godinho tem de sair. Porque foi amador nas escolhas que fez para o clube. Não entende de Bola, já ficou mais que provado que só o Amor pelo clube não chega para ganhar.

Godinho Rua já!

Sem comentários:

Enviar um comentário