quarta-feira, 27 de março de 2013

Sócrates o Mártir


Vamos la falar do Sócrates, não do sábio filosofo, mas o Politico.

Sinceramente, não percebo esta onda de indignação com a cena do Ex Primeiro ministro ter voltado para comentar na TV. Apesar de achar que o timing para voltar não foi o melhor.


José Sócrates, quando Governou teve algumas atitudes e posturas, com as quais não concordei, nem me identifiquei no contexto politico. No entanto, teve outras atitudes que relevaram as suas qualidades. É certo, que também contribuiu para chegarmos onde estamos. Mas vamos a ter calma, quando dizem certas coisas como:

“levou o país à bancarrota” ou “o único responsável pela crise e atual situação em que vivemos”..

Isto não é bem assim, ou querem ver que se calhar foi o Sócrates que levou ao crash da banca americana e consequente falência dos senhores de Wall Street em 2008? E como consequência arrastou Espanha, Grécia, Itália, Islândia e grande parte do mundo em geral, para caos politico, económico e social??

Se banharmos as ramelas que nos colam as pálpebras, talvez possamos ver com mais clareza, e para além do obvio. E se calhar concluímos que, estamos a culpar uma só pessoa, quando existem “N” fatores MACRO, e “N” políticos/empresários/Ex-Governos que contribuíram, para que Portugal não tivesse arcaboiço suficiente, para aguentar uma crise mundial.

Já agora, lembram-se quando o Sócrates apresentou o PEC IV? Pois é, tínhamos a confiança e apoio da Alemanha e o OK da Europa. Não tínhamos de chamar a TROIKA, e poderíamos ter algo parecido com o que tem a Espanha. O atual Governo chumbou o PEC, SEM ALTERNATIVAS, isto sob a premissa do “Temos de dizer não a mais austeridade”.

E o que aconteceu? A credibilidade do País caiu, cortaram-nos o Rating, classificaram-nos como lixo e tivemos de chamar a TROIKA.

Elegemos o Governo do Pedro, que ao querer mostrar serviço, tentou “matar” a crise através do Sangue, Suor e Lagrimas do Português (Entenda-se como “Português”, todos os que ganham menos do que 1200€ limpos), através da aplicação do quê? 

É isso... MAIS Austeridade, exemplos disso, a sobretaxa de IRS, aumento IRS, etc, medidas que não estavam escritas no memorando da troika (2011), e foram aplicadas com uma brutal falta de equidade no que toca a sacrifícios. Os Gordos continuam gordos, e não é porque não fazem exercício, se é que me entendem.

Sacrifícios esses que a seu tempo se revelaram infrutíferos, dado que as previsões do Gaspar, foram todas ao lado. Basta abrir um jornal e ler alguns artigos de opinião.

E até aqui também é culpa do Sócrates? Não estão com a pistola mal apontada? Será mais grave ter Sócrates a comentar do que ter, por exemplo o Relvas no Governo? Ou até mesmo, do que ter este Governo que até agora só cometeu ERROS grosseiros?

Já agora, não me venham com a merda do “ Ai o Sócrates, aquele malandro, fugiu para Paris”. Não, não fugiu, Sócrates deu o corpo às balas, ficou cá, foi a eleições e perdeu. Já o Durão Barroso… Lembram-se o que ele fez? 

2 comentários:

  1. Não podia concordar mais! O Sócrates é só uma migalhinha nesta crise toda. Mas pronto, as pessoas não lêem livros nem vêem notícias, portanto é mais fácil dizer que ele é um malandro e foi o grande causador da crise.

    le-laissez-faire.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. E a meu ver parece que deu uma lição ao PPC de como é que um politico de verdade fala.. pumba!

    ResponderEliminar